A história dos estádios de futebol


Como eram os estádios de futebol originalmente? Como eles evoluíram? Quem são os indivíduos que mudaram os campos das áreas de grama retiradas para os estádios com manutenção adequada?



As atividades portuárias provocam respostas fervorosas das pessoas e a paixão dos jogadores coincide com a excitação de espectadores e fãs. A indústria esportiva global vale mais de US$ 600 bilhões e com a quantidade de dinheiro circulando, as principais arenas esportivas possuem estruturas impressionantes. Falando em arquitetura, alguns são mais notáveis ​​que outros. Mas como eram os estádios de futebol originalmente? Como eles evoluíram? Quem são os indivíduos que mudaram os campos das áreas de grama retiradas para os estádios com manutenção adequada?

Os primeiros estádios
Quando a Association Football estava em sua fase inicial, as pessoas jogavam suas partidas em campos de várzea, principalmente nos parques públicos. A maior preocupação dos jogadores era se os transeuntes entenderiam exatamente o que estava acontecendo e teriam coragem de andar pelo campo.

Com o crescimento da popularidade e do profissionalismo do futebol, surgiu a necessidade de desenvolver melhores bases para os jogadores. Os clubes de futebol começaram a fazer mais do que apenas remover alguns detritos da grama e mandar meninos para jogos curtos. Terreno que poderia ser usado para futebol e outros jogos, como o rugby, já existia há algum tempo. O primeiro terreno, Sandygate Road, foi inaugurado em 1804. Quase 60 anos depois, o primeiro jogo de futebol entre Hallam e Sheffield FC foi disputado aqui.

Inicialmente, as marcações que você vê nos campos locais eram inexistentes. Os campos de futebol mostravam poste de amarração ou cerca nas bordas do campo para ajudar os jogadores a saber onde eles não podiam ir além e manter os espectadores mais próximos. Além disso, os campos apresentavam duas varas, fundamentalmente, em cada final de campo para representar os objetivos.

Pode parecer estranho ouvir que campos de futebol eram as áreas gramadas adequadas. Na maioria dos casos, era a seção ideal do parque público – a parte mais reta. À medida que a popularidade desse jogo aumentava, as equipes começaram a usar terras particulares. Por exemplo, Preston North End mudou-se em 1875 para Deepdale para disputar suas partidas em um terreno que antes era uma fazenda e, considerando o estado inicial do campo, eles encontraram vários problemas.

O primeiro estádio de futebol da História
O Goodison Park, que é o estádio do Everton (ING) foi o primeiro estádio de futebol construído para esse fim. Os irmãos Kelly, da firma de construção de Walton, foram instruídos a erguer dois estandes descobertos que poderiam acomodar 4.000 espectadores.

Inaugurado em 24 de agosto de 1892, o Goodison Park tinha três lados. Embora, ironicamente, nenhum futebol tenha sido jogado até o dia 2 de setembro, com os visitantes no campo naquele dia de abertura recebendo um evento de atletismo, música e fogos de artifício.

Desenvolvimento de estádios de futebol
No ano de 1958, as pessoas testemunharam o aquecimento do subsolo colocado sob a superfície de jogo de futebol em Goodison Park. Os trinta quilômetros de fio foram colocados sob a superfície, custando ao clube de futebol mais de £ 16.000. O objetivo deste sistema de aquecimento era evitar o congelamento no campo e era mais eficaz do que os instaladores pensavam. E como o antigo sistema de drenagem não conseguia lidar com as novas inundações de água, o campo foi retomado e em 1960 e foram instalados melhores sistemas de drenagem.

Ainda assim, no ano de 1960, as pessoas testemunharam a introdução de grama artificial de primeira geração. O gramado artificial de primeira geração era muito diferente da grama artificial agradável e realista nos campos de futebol hoje. Eram pilhas de náilon rígidas, de baixa estaca, presas a bases de asfalto ou concreto. Foi instalado pela primeira vez no Astrodome Texas. Futebolistas profissionais encontraram grama artificial quando Luton Town, Queens Park Rangers, Oldham Athletic e Preston North End introduziram a grama de segunda geração em seus campos no ano de 1980. O governo do Reino Unido ilegalizou a grama artificial no ano de 1995.



Veja Também

Johan Cruyff: o Jogador Europeu do Século

Sempre que falamos sobre os personagens mais famosos do futebol mundial, definitivamente mencionamos o nome de John Cruyff. Esse lendário holandês talvez seja o comandante da mais famosa filosofia do "Total Football" que revolucionou o mundo do futebol no início dos anos 1970. Além disso, ele foi premiado com o título Ballon d'Or três vezes e foi selecionado como o melhor jogador do século pela IFFHS em 1999.