Como surgiram os primeiros clubes de Futebol


Clubes de futebol existem desde o século XV, mas desorganizados e sem status oficial. Portanto, é difícil decidir qual foi o primeiro clube de futebol.



Alguns historiadores sugerem que era o Foot-Ball Club formado em 1824 em Edimburgo (Escócia). Os primeiros clubes eram frequentemente formados por ex-alunos da escola e o primeiro desse tipo foi formado em Sheffield em 1855. O mais antigo dos clubes de futebol profissional é o clube inglês Notts County, formado em 1862 e ainda existe até hoje.

Um passo importante para o surgimento de equipes foi a industrialização que levou a grupos maiores de pessoas se reunindo em locais como fábricas, bares e igrejas. Equipes de futebol foram estabelecidas nas grandes cidades e as novas ferrovias poderiam levá-los para outras cidades.

No começo, o futebol era dominado por equipes de escolas públicas, mas depois, equipes compostas por trabalhadores formariam a maioria. Outra mudança ocorreu sucessivamente quando alguns clubes se dispuseram a pagar os melhores jogadores para ingressar em seu time. Este seria o começo de um longo período de transição, não sem atritos, no qual o jogo se desenvolveria em nível profissional.

A motivação por trás dos jogadores pagantes não era apenas para ganhar mais partidas. Na década de 1880, o interesse pelo jogo avançou para um nível em que os ingressos foram vendidos para os jogos. E finalmente, em 1885, o futebol profissional foi legalizado e três anos depois foi criada a Liga de Futebol (na Inglaterra). Durante a primeira temporada, 12 clubes se juntaram à liga, mas logo mais clubes se interessaram e a competição se expandiu em mais divisões.

Por um longo tempo, as equipes britânicas seriam dominantes. Depois de algumas décadas, clubes de Praga (República Tcheca), Budapeste (Hungria) e Sienna (Itália) seriam os principais candidatos ao domínio britânico.



Veja Também

Johan Cruyff: o Jogador Europeu do Século

Sempre que falamos sobre os personagens mais famosos do futebol mundial, definitivamente mencionamos o nome de John Cruyff. Esse lendário holandês talvez seja o comandante da mais famosa filosofia do "Total Football" que revolucionou o mundo do futebol no início dos anos 1970. Além disso, ele foi premiado com o título Ballon d'Or três vezes e foi selecionado como o melhor jogador do século pela IFFHS em 1999.