Os primeiros torneios/campeonatos da história do Futebol


A Copa do Desafio da Associação de Futebol (FA Cup) tornou-se a primeira competição importante quando foi disputada em 1871.



No ano seguinte, uma partida entre duas equipes nacionais foi disputada pela primeira vez. A partida que envolveu Inglaterra e Escócia terminou 0-0 e foi seguida por 4.000 pessoas em Hamilton Crescent.

Doze anos depois, em 1883, o primeiro torneio internacional ocorreu e incluiu quatro equipes nacionais: Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales.

O futebol foi durante muito tempo um fenômeno britânico, mas gradualmente se espalhou para outros países europeus. O primeiro jogo que ocorreu fora da Europa ocorreu na Argentina em 1867, mas foram os trabalhadores britânicos estrangeiros que estavam envolvidos e não os cidadãos argentinos.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi fundada em 1904 e um ato de fundação foi assinado por representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Inglaterra e os outros países britânicos não se uniram à FIFA desde o início; eles haviam inventado o jogo e não viam motivos para se subordinar a uma associação. Ainda assim, eles entraram no ano seguinte, mas não participariam da Copa do Mundo até 1950.

As ligas domésticas ocorreram em muitos países. A primeira foi a Liga Inglesa de Futebol, criada em 1888. As ligas se expandiam com o tempo por mais divisões, baseadas no desempenho da equipe.

Em 1908, o futebol seria incluído pela primeira vez como esporte oficial nos Jogos Olímpicos. Até a primeira Copa do Mundo da FIFA ser disputada em 1930, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos seria o mais prestigiado em nível nacional.



Veja Também

Johan Cruyff: o Jogador Europeu do Século

Sempre que falamos sobre os personagens mais famosos do futebol mundial, definitivamente mencionamos o nome de John Cruyff. Esse lendário holandês talvez seja o comandante da mais famosa filosofia do "Total Football" que revolucionou o mundo do futebol no início dos anos 1970. Além disso, ele foi premiado com o título Ballon d'Or três vezes e foi selecionado como o melhor jogador do século pela IFFHS em 1999.