Zico, ou simplesmente Galinho de Quintino


Arthur Antunes Coimbra, notoriamente conhecido como Zico é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial. É lembrado por suas brilhantes jogadas e por ser especialista em cobranças de falta.



Zico jogou três Copas do Mundo (78, 82 e 86) pela Seleção Brasileira e conquistou o coração de milhões de fãs pelo mundo. Pelé, o Rei do Futebol, disse uma vez: “Zico é o único que se assemelha ao meu estilo de jogo”. Aqui apresentamos uma breve biografia sobre essa lenda chamada Zico e resumimos sua carreira profissional.

Sua jornada profissional jogador de futebol
No ano de 1968, quando jogava no Juventude de Quintino, do bairro de Quintino Bocaiúva, Zico tentou a sorte no futsal no River Football Club e teve a chance de todo seu talento com a bola. Durante um jogo, Zico, ainda garoto, mostrou algumas habilidades de gol maravilhosas e foi pego sob a atenção de um repórter. O repórter sugeriu que o pai de Zico o levasse ao Flamengo, clube onde a sua brilhante carreira começou. Ele era um jogador muito fraco na infância, mas jogava todas as partidas com pura dedicação. Depois de jogar 116 partidas no juniores do Flamengo, ele foi promovido a equipe profissional.

Carreira no Brasil, Itália e Japão
Atuou no Flamengo por 12 longos anos, mas costumava receber ofertas lucrativas de clubes maiores como AS Roma , Real Madrid , AC Milan e muitos outros. Mas ele escolheu a Udinese Calcio, que lhe prometera pagar mais de 10 milhões de dólares. Apesar de sua atuação incrível, Zico não foi capaz de ajudar o time a conquistar o título italiano nas duas temporadas em que disputou.

Após a Copa do Mundo de 1982, Zico sofre uma lesão e deixa a Udinese. Ele retorna ao Flamengo onde atuou por mais 4 anos. Seu último clube como jogador de futebol foi o Kashima Antlers do Japão, após o qual ele anunciou sua aposentadoria do futebol profissional em 1994.

Somando as três equipe que defendeu, mais a Seleção Brasileira, Zico marcou cerca de 650 gols em pouco mais de 950 partidas. Atuando como meia-atacante por toda a sua carreira, suas estatísticas dão inveja a muitos centroavantes do futebol mundial. Zico ainda foi eleito o melhor jogador nas Copas do Mundo de 78 e 82.

Zico na Função de treinador de futebol
Alguns anos depois de seu último jogo pelo Kashima Antlers, Zico se tornaria técnico da mesma equipe. Seria o começo de uma nova no mundo do futebol como treinador, tendo também passagens por CFZ, Fenerbahçe SK , Bunyodkor, CSKA Moscou , Olympiacos , Al-Gharafa, FC Goa e nas seleções nacionais do Japão e Iraque.



Veja Também

Unión La Calera x Flamengo |Ao Vivo| Acompanhe a partida pela 4º rodada da Copa Libertadores

Unión La Calera e Flamengo se enfrentam hoje, dia 11 de maio, às 21h30, no estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, Chile, pela quarta rodada da Copa Libertadores.