Botafogo prepara documentação para que Fifa reconheça o Torneio de Caracas como título mundial


Buscando reconhecimento pelas conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970 como títulos mundiais, o Botafogo informou em seu site oficial que que iria à Fifa em busca do reconhecimento. A Fifa afirma não considerar o Torneio de Caracas como mundial, o clube se considera merecedor dessa reverência”, afirma o presidente alvinegro Nelson Mufarrej, Independentemente de qual seja o resultado do pleito.



O Botafogo registrou na última semana, em seu site oficial, as conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970 como títulos mundiais. Em outubro de 2007 a Fifa todas as equipes europeias e sul-americanas que venceram a Copa Intercontinental (apenas) – disputada entre 1960 e 2004 – como campeões mundiais de clubes – informa a federação. Porém somente em 2000 a entidade organizou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Nesta semana, a ESPN havia informado que a Fifa descartou o Botafogo como campeão mundial. Contudo a Fifa informa que ainda não recebeu do Botafogo um pedido formal que mantém firme a decisão de levar à entidade o pedido de reconhecimento dos títulos conquistados em Caracas, na Venezuela.

O presidente alvinegro Nelson Mufarrej, informa que vai levar sua fundamentação as autoridades compentes e que toda documentação comprovatória, está sendo encaminhada ao Departamento Jurídico, que por sua vez irá formalizar e dar os devidos encaminhamentos.

Criada logo após o Mundial de 1950, sediado pelo Brasil, a copa internacional disputada na capital da Venezuela organizou torneios até os anos 70 e teve alguns nomes, mas ficou conhecido como Pequena Taça do Mundo. Teve a participação de grandes times da Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu, além é claro das equipes sul-americanas. O Botafogo disputou três edições do torneio, passando por clubes como Barcelona-ESP, Benfica-POR e Peñarol-URU, além das seleções argentina e soviética. Clubes brasileiros como Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo também venceram o torneio.



Veja Também

Pedido da Federação Catarinense de Futebol (FCF) pela volta dos jogos com portões fechados, é negado pelo Governo de Santa Catarina

No intuito de mantém veto aos esportes com aglomerações em meio à pandemia, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) teve seu pedido pela volta em 16 de maio, negado pelo Governo de Santa Catarina. A confirmação ocorreu na noite desta terça-feira por meio de comunicado oficial. As autoridades de saúde, avaliaram que não há possibilidade para a retomada, mesmo com portões fechados, de atividades gerem aglomeração ou contato físico.