O Bayer voltou a treinar há duas semanas e tem tido boa resposta dentro dos parâmetros estabelecidos e informa que houve inclusive aumento no número de jogadores que participam dos treinos, segundo o clube, o aumento só foi possível por conta das aplicações corretas do plano proposto, não houve nenhum caso de contaminação.
O contato feito com Marcio Tannure chefe do Departamento Médico do Flamengo e Daniel Jouvin, que está no Bayer desde 2010 que foi preparador físico no Flamengo, se deu a fim verificar o que há de bom nas ações do time alemão e adaptar à realidade do Brasil.
O Bayer Leverkusen apresentou ao governo os protocolos a fim de receber uma autorização das autoridades alemãs. Veja quais medidas foram tomadas pelo clube a fim de receber autorização para retomada dos treinos:
-
Todos respondem um questionário diariamente, com até sete perguntas, respondendo se estão se sentido bem, se tiveram febre, tosse ou contato com alguém infectado.
-
Grupos de três jogadores foram definidos. A cada 30 minutos chega um grupo, e este é treinado de forma individualizada, respeitando todas recomendações médicas, como distância mínima de 2 metros. São exercícios físicos e técnicos realizados em torno de uma hora.
-
Os atletas que precisam de tratamento antes ou depois do treino tratam sempre com o mesmo fisioterapeuta, numa sala isolada, sem contato com as outras pessoas.
-
Depois do trabalho, todo o material utilizado é higienizado. Cada atleta leva roupa e material para casa e não toma banho no clube. Todo o centro de treinamento também é higienizado ao fim do dia.
Vale ressaltar que para a aplicabilidade e autorização do governo, todos os jogadores e membros da comissão técnica foram testados para saber se estavam infectados pelo coronavírus.
O Bayer informa que até o momento as ações tem tido resultados positivos, inclusive houve aumento com um grupo de trabalho para grupos de seis jogadores. A expectativa é ir crescendo gradativamente até que todos possam treinar novamente juntos. Por conta da pandemia é natural que os treinos ainda não possam abranger todas as necessidades de uma equipe profissional. A prioridade é a saúde dos atletas.
No Brasil, o Flamengo deseja retornar aos treinos no dia 21 de abril, quando se encerram as férias de 20 dias concedidas aos jogadores. Entretanto, o clube ainda espera um aval das autoridades para confirmar a volta.