Futebol: saiba como foi o surgimento das primeiras regras


As regras do futebol foram desenvolvidas há muito tempo. Este era um jogo que, no início, não possuía regras padrão, em vez disso, muitas variantes de regras estavam em uso, dependendo de onde ela era jogada. 



Hoje o jogo alcançou uma uniformidade em relação às leis do jogo, mas levou algum tempo até que isso acontecesse. O início do processo se deu em Cambridge em 1948, quando uma reunião foi realizada, mas não até uma segunda reunião, 15 anos depois, em Londres, que um conjunto satisfatório de regras pôde ser acordado. As regras estavam, no entanto, de muitas maneiras distantes das atuais.

Os primeiros dias

Nos primeiros dias, não era possível distinguir os dois times pelas camisas e levaria ainda mais tempo até que números fossem usados ​​nas camisas dos jogadores. Além disso, os tamanhos do campo de jogo podem variar muito juntos e também com o número de jogadores envolvidos.

Quando o jogo inicial surgiu na Inglaterra, durante a primeira metade do século 19, as regras mudaram dependendo da escola em que o jogo foi disputado.

Os anos 1800

A primeira tentativa de reunir uma coleção de regras que deveriam ser usadas em todos os lugares em que o jogo foi disputado foi realizada em uma reunião em Cambridge em 1848. Representantes de diferentes escolas britânicas compareceram e a reunião resultaria nas “Regras de Cambridge”, que eram as primeira tentativa de unificar as regras do jogo.

No entanto, um debate duraria sobre a forma do jogo. Foram necessárias várias outras reuniões até que fosse decidido que, de uma vez por todas, o futebol era um jogo que deveria ser jogado exclusivamente com os pés e não pelas mãos – isso também resultaria na divisão do futebol e do rugby. Até 1863, carregar a bola com as mãos ainda era praticado em várias escolas.

O desenvolvimento inicial de regras também tornaria o futebol um jogo menos violento e brutal. Alguns consideram o jogo de hoje um feroz e intenso, mas não é nada comparado ao jogo em seus primeiros dias. Antes de 1863, “hackear”, expulsar um oponente, fazia parte do jogo e uma característica marcante era a vista como um objetivo de masculinidade.

Assim, em 1863, uma padronização foi alcançada, mas ainda estava longe do jogo moderno com o qual estamos familiarizados. Aqui estão algumas regras que foram aplicadas:

  • Nenhuma barra foi usada e o objetivo não foi específico para uma altura limitada.
  • Se um jogador pegar uma bola alta, ele recebe um tiro livre.
  • Se a bola cruzou a linha lateral, o jogador que recebeu a bola foi recompensado com a reposição.
  • Os lançamentos foram feitos com uma mão (embora isso não fosse praticado em Scottland).

O árbitro

Nenhum árbitro esteve envolvido até 1871 (!). Em vez disso, os capitães de ambas as equipes foram designados para manter a ordem. Era um esporte de cavalheiro. No entanto, em 1871, com o estabelecimento da FA Cup, foi decidido que dois árbitros poderiam decidir se os capitães de cada equipe não poderiam concordar. Sete anos depois, os jogadores e o público também puderam ouvir pela primeira vez o árbitro apitando.

Antes da FIFA 2018, foi decidido que as câmeras seriam usadas para auxiliar os árbitros pela primeira vez. Os chamados árbitros assistentes de vídeo podem ser usados ​​exclusivamente em decisões sobre gols, pênaltis e cartão vermelho.

O goleiro

Nos primeiros dias, o goleiro não era uma posição distinta. Somente em 1909 o último homem da equipe começou a usar uma camisa de cores diferentes. Três anos depois, veio a regra que ditava que o goleiro só podia tocar as bolas com a mão dentro da área próxima ao seu próprio gol. Antes disso, as regras sobre isso eram mais rígidas.

Escanteio

Os tiros de canto foram introduzidos em 1872. Em 1924, foi decidido que um pontapé de canto era permitido ir direto ao gol. A regra foi executada pouco tempo depois, em uma partida entre Argentina e Uruguai no mesmo ano. O jogador argentino Ceáreo Onzari fez o único gol na partida e foi do canto. O gol ficou famoso e foi intitulado “el gol olímpico” (já que foi realizado nos campeões olímpicos, no Uruguai). Uma vez que esse gol olímpico é às vezes usado na língua espanhola para um gol marcado diretamente em um canto.

Pênaltis

As penalidades foram introduzidas em 1891, antes o mais próximo de uma penalidade era o tiro livre indireto. Nesse momento, os arremessos não eram marcados com áreas de penalidade (foi introduzido em 1902); portanto, foi aplicada uma penalidade se o árbitro julgar que uma infração relacionada à regra foi cometida a doze metros da linha de gol.

Em 1970, disputas de pênaltis, por decidir uma partida que ainda estava empatada foram oficialmente adotadas. No mesmo ano, ocorreu uma disputa de pênaltis entre o Hull City e o Manchester United na semi-final da Watney Cup. A primeira disputa de pênaltis em uma Copa do Mundo (sem partidas de qualificação incluídas) ocorreu em 1982, na semifinal entre a Alemanha Ocidental e a França.

Impedimento

Durante o século passado, muitas formas diferentes de regras de impedimento existiram. Como o jogo, em uma de suas primeiras formas, incluía apenas driblar e não passar, a regra de impedimento era supérflua.

A primeira lei, com uma semelhança de impedimento, ditava que os passes precisavam ser feitos de lado ou de trás para a frente. Em 1866, a regra foi alterada e foi permitido passar a bola para frente, desde que três jogadores do time oposto estivessem entre a bola e o gol do adversário.

A regra resultaria na falta de objetivos que levariam a várias mudanças de regras nas primeiras décadas de 1900. A primeira mudança aconteceu em 1907 e afirmou que um jogador não poderia estar impedido na sua parte. Em 1921, outra regra foi adicionada para facilitar a vida dos atacantes, impossibilitando o impedimento de uma reposição.
Um passo adicional foi dado a favor dos atacantes quando foi decidido que apenas dois, em vez de três defensores, deviam estar entre a bola e o gol do adversário.

As mudanças nas regras de impedimento resultariam inicialmente em mais gols, mas, a longo prazo, mudou o jogo taticamente da mesma maneira que mais defensores estão sendo usados.

Veja Também

Quanto mede um campo oficial de futebol?

Em jogos oficiais existem regulamentos sobre a dimensão mínima e máxima. No futebol mundial, as dimensões oficiais são aquelas que foram decretadas pela FIFA