Quanto mede um campo oficial de futebol?


Em jogos oficiais existem regulamentos sobre a dimensão mínima e máxima. No futebol mundial, as dimensões oficiais são aquelas que foram decretadas pela FIFA



O tamanho de um campo de futebol tem cerca de 100 metros de comprimento e 60 metros de largura, mas em jogos oficiais existem regulamentos sobre a dimensão mínima e máxima. No futebol mundial, as dimensões oficiais são aquelas que foram decretadas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Campo de futebol com tamanho em metros

De acordo com as estipulações da FIFA, um campo de futebol deve ter dimensões mínimas e máximas específicas:

  • O comprimento (linha sensível ao toque) deve ter no mínimo 90 metros (100 jardas) e no máximo 120 metros (130 jardas).
  • A largura (linha de gol) deve ser de no mínimo 45 metros (50 jardas) e no máximo 90 metros (100 jardas).

Para partidas internacionais, as regras são um pouco mais rígidas:

  • O comprimento deve ser no mínimo 100 metros e no máximo 110 metros.
  • A largura deve ser de no mínimo 64 metros e no máximo 75 metros.

Grande área

A área de gol é a pequena caixa dentro da área de grande penalidade. As regras da FIFA estipulam que a distância entre cada poste e as linhas paralelas à linha de toque deve ser de 5,5 metros. Quando o tamanho de uma meta padrão é adicionado, a distância entre as linhas é de 18,32 metros.

Área da meta com dimensões em metros

Pequena área

A área de grande penalidade é a caixa maior próxima ao gol que integra a área de gol e a marca de pênalti. As linhas que se estendem para os campos são de 16,5 metros e têm uma distância de 40,32 metros uma da outra.

A marca de penalidade está a 11 metros da linha de gol e centralizada na linha de gol dos campos.

Área de penalidade com dimensões em metros

Exemplos

Uma dimensão de campo muito comum entre os melhores clubes do mundo é de 105 x 68 metros (114,8 x 74,4 jardas), já que esta é uma recomendação da UEFA. Alguns estádios famosos e a dimensão de seus campos de futebol:

Camp Nou: 105 x 68 metros
Wembley: 105 x 68 metros
Old Trafford: 105 x 68 metros
Estádio Emirates: 105 x 68 metros
San Siro: 105 x 68 metros
Allianz Arena: 105 x 68 metros
Maracanã: 105 x 68 metros
Estádio Tottenham Hotspur: 105 x 68 metros
Ponte Stamford: 103 x 67 metros
Anfield: 101 x 68 metros

De acordo com as diretrizes da UEFA, deve haver mais 1-3 metros além da linha de toque para placas de publicidade.

A grama

O comprimento da grama

O comprimento típico da grama em um campo é de 25 a 30 milímetros. A grama é frequentemente cortada de um lado para o outro, em qualquer outro comprimento, o que traz faixas visíveis na grama. Isso é feito para ajudar os árbitros assistentes a identificar as desvantagens mais facilmente, fornecendo referências verticais.

A drenagem

Entre as diretrizes da UEFA estão considerações para drenagem. Para evitar que o gramado seja cheio de água sob chuva forte, deve ser uma zona de raiz dominada pela areia abaixo do gramado. Por trás dessa zona dominada pela areia, há uma sub-base drenada por tubos.

Os tipos de grama

Dependendo do clima, diferentes gramados são necessários. Nas regiões mais frias, são utilizadas espécies de gramíneas como azevém, capim-prado e faescue alto. Nas regiões mais quentes, são usadas espécies como capim-bermuda, zoysia e paspalum à beira-mar.



Veja Também

Futebol: saiba como foi o surgimento das primeiras regras

As regras do futebol foram desenvolvidas há muito tempo. Este era um jogo que, no início, não possuía regras padrão, em vez disso, muitas variantes de regras estavam em uso, dependendo de onde ela era jogada.